Recursos

Listagem de Palavras

Na primeira coluna, encontramos uma listagem de palavras incluídas no jogo 2 dos jogos da Mimocas. Nas restantes colunas, são apresentadas de forma progressiva as respostas que são exigidas ao educando. Nos espaços a preencher, o tutor deve colocar um visto como representação de requisito adquirido ( ? ) e/ou a data em que o mesmo foi adquirido.

Manual Aplicação – As Palavras

Juntamente com os Jogos da Mimocas, a APPT21 e a ESGS, desenvolveu uma ferramenta que personaliza o jogo 2, destinado ao ensino da leitura. Esta ferramenta possibilita seleccionar as palavras, num universo fechado, que se pretendem utilizar e jogar com a criança, de acordo com os objectivos que se pretendem atingir. As escolhas das palavras são sempre efectuadas de acordo com uma listagem estabelecida, tendo em conta vários contextos e vários ambientes, sendo impossível adicionar novas palavras. O objectivo desta informação, serve para demonstrar a facilidade em trabalhar com esta ferramenta, e com ela maximizar as potencialidades do jogo 2.

Inventário de Avaliação dos Pré-Requisitos da Matemática

Com o software educativo “Os Números da Mimocas”, educadores e professores podem avaliar informalmente competências associadas com os pré-requisitos da matemática.O software permite uma avaliação/intervenção, baseada nas competências visuais e interactivas dos alunos, propiciando uma maior participação através do aumento da motivação, entusiasmo e aumento do tempo de atenção.

Grelha Instruções para a Utilização dos “Jogos da Mimocas”

As instruções apresentadas pretendem ser recomendações a utilizar pelo tutor para apoiar o desempenho do educando durante as sessões de trabalho com o software. As actividades apresentadas são exemplos para um contexto, as recomendações são extensíveis a todos os contextos ou actividades para esse nível. Nos espaços a preencher, o tutor deve colocar um visto como representação de requisito adquirido ( ? ) e/ou a data em que o mesmo foi adquirido.

Grelha Avaliação Desempenho

Na coluna da direita são apresentados os requisitos principais exigidos na avaliação do desempenho do educando durante as sessões de trabalho com o software. No cabeçalho, na horizontal, é apresentada a progressão da resposta que é exigida ao educando. Nos espaços a preencher, o tutor deve colocar um visto como representação de requisito adquirido ( ? ) e/ou a data em que o mesmo foi adquirido.

Treino do Rato e do Teclado

Esta aplicação, desenvolvida no âmbito do Projecto Âncora, pelo Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, pretende treinar os cliques e arrastamentos do rato e inserir números e letras através do teclado.