Para alcançar o seu maior potencial

O projecto Trissomia 21 (síndrome de Down), Para Alcançar o Seu Maior Potencial propõe-se levar a efeito um conjunto de formações nacionais dirigidas a pais, familiares e a todos os que se ocupam de crianças com T21 desde o nascimento até aos 4/5 anos de idade.

Financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela APPT21, o projeto irá iniciar em Setembro de 2015. As ações de formação presenciais irão realizar-se a partir de Janeiro de 2016.

 

Cada acção de formação tem duas componentes, presencial e à distância:

Num primeiro tempo a formação é presencial e propõe uma formação teórica, uma componente prática e uma participação numa investigação.

Na componente teórica os participantes vão adquirir, entre outros, conhecimentos sobre a importância dos relacionamentos precoces na aprendizagem e desenvolvimento emocional e social, das expectativas familiares sobre o nascimento e o desenvolvimento da criança; quais os conhecimentos actuais sobre neuropsicologia e o desenvolvimento do cérebro; a importância do relacionamento mãe-criança para o desenvolvimento emocional e social da criança; ferramentas promotoras de bem-estar; o papel das crenças sobre a percepção do ambiente; a importância das estratégias baseadas no hemisfério direito; as características associadas com a T21; metodologias e estratégias de ensino de acordo com o ensino multisensorial.

Na componente prática, os participantes são convidados a:

-) manipular e construir materiais, treinar instruções e planear actividades
-) desenvolver actividades multimédia
-) desenvolver materiais personalizados de acordo com a metodologia e estratégias apresentadas na componente teórica
-) apresentar um plano pessoal para desenvolver com o seu filho ou com o seu aluno, no caso dos agentes educativos da creche ou jardim de infância.

Investigação: ainda durante a formação presencial será apresentado e preenchido pelos participantes um questionário pré-teste sobre a importância das percepções e crenças sobre o ensino familiar precoce no desenvolvimento da criança.

Durante cada formação presencial será agendada uma sessão on-line para todos os interessados, a efectuar ao fim de 2 meses, com o objectivo de responder a dúvidas e partilhar experiências, materiais, dificuldades e sucessos.

Os participantes devem ainda responder ao questionário de investigação pós-teste on-line.
O desenvolvimento do projecto e os resultados da investigação serão divulgados e partilhados na página oficial da APPT21 e nas redes sociais.

Ao todo serão realizadas 12 ações de formação presenciais dispersas pelo território continental e regiões autónomas.

Gostaríamos de contar com a vossa participação de forma a podermos abranger as referidas ações pelo país. Para tal, lançámos um questionário que pretende registar as ofertas de locais para que as ações possam ser realizadas.

O questionário está disponível através do link https://docs.google.com/forms/d/1ir_wsL4_2ULmrXs6iHj0CrPIWqnQxfqa-fr2fOL7TAs/viewform?usp=send_form

Após a receção de todas as propostas, serão posteriormente contactados de forma a validar os recursos físicos e logísticos, datas possíveis de realização, para que a formação se realize.
Condições para a realização da ação de formação:

A sala deve conseguir acolher cerca de 20 participantes e 2 formadores e a possibilidade de apresentação de um powerpoint a partir de um portátil com a utilização de projetor de dados.

As mesas devem ser corridas ou na impossibilidade, devem ter um tampo de apoio. Os participantes podem trazer o seu portátil pessoal para a formação.
As ações de formação deverão ser realizadas a partir de Janeiro de 2016 a Agosto de 2016, preferencialmente ao Sábado.

Estão também desde já abertas as pré-inscrições para a participação dos  pais e/ou encarregados de educação ou profissionais de educação. Para formalizarem a pré inscrição podem usar o seguinte link:  https://docs.google.com/forms/d/1QQ4_LZr1POPOh3zFmhQ-s-RtuwFQy6MlyMdWDMvwYO4/viewform?usp=send_form

Eventuais esclarecimentos podem ser prestados através do email fferreira@appt21.org.pt

 

Projeto Financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian 

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