Join4Change

O ISU – Instituto de Solidariedade e Cooperação Universitária e a CPV – Confederação Portuguesa de Voluntariado são parceiros no projeto Join4Change, do Programa Cidadania Ativa, cofinanciado pelo Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu (EEA Grants), através da Fundação Calouste Gulbenkian.

O Join4Change pretende contribuir para a melhoria da intervenção das Organizações da Sociedade Civil (OSC) na promoção de estratégias de voluntariado, através da qualificação dos seus agentes, da disponibilização de recursos online e do incentivo à partilha de experiências entre Portugal e a Noruega (país financiador).

Os principais objetivos do Join4Change são:

  • Capacitar as OSC para a mobilização e gestão de voluntários, com ações de desenvolvimento de competências de dirigentes, colaboradores e voluntários;
  • Estabelecer novas sinergias e mecanismos de relacionamento interorganizacional e internacional visando o aumento da eficácia e a partilha de boas práticas;
  • Criar uma plataforma virtual e interativa que potencie a relação entre as OSC, e disponibilize o Know-how, formação e recursos desenvolvidos e que permita a disseminação e apropriação a nível nacional e internacional pelas OSC.

O primeiro contato tem como objetivo auscultar as Organizações da Sociedade Civil para a participação e envolvimento no projeto Join4Change. Será condição para participação no projeto o compromisso das organizações com todo o processo.

  • 1ª fase do projeto – a primeira fase do projeto implicará a mobilização e o diagnóstico institucional das necessidades das organização (Needs4Change) através de grupos de trabalho por região.
  • 2ª fase do projeto – realização de oficinas de capacitação (Empower4Change) nas temáticas identificadas, num total de 40 horas. Estas oficinas traduzem-se nas respostas para colmatar as necessidades institucionais identificadas, e serão o ponto de partida para planos de mentoria (Planos 4Change), desenhados com o objetivo de implementação de planos para a melhoria e inovação dos programas de voluntariado, bem como a monitorização e consultoria/coaching pela equipa coordenadora do projeto.

A APPT21 mostrou interesse em participar neste projecto e foi uma das associações seleccionadas.