O Projeto Europeu DS Virtual Promoverá a Inclusão do Trabalho de Pessoa com Síndrome de Down

VirtualDSLogoO projeto VIRTUAL DS, promoverá, através de uma abordagem integrada e inovadora, a inclusão de pessoas com Síndrome de Down, aumentando as suas oportunidades de emprego. Destina-se a melhorar o acesso, participação e desempenho de aprendizagem de alunos com dificuldades de aprendizagem (pessoas com Síndrome de Down), no que diz respeito às competências de emprego, reduzindo as disparidades nos resultados de aprendizagem.

A FUNDACIÓN ASINDOWN (Espanha) lidera o Projeto Europeu O VIRTUAL DS se concentrará na formação de pessoas com deficiências de baixa qualificação, incluindo a promoção da aprendizagem no trabalho, fornecendo serviços de orientação eficientes e integrados.
Durante o projeto, a ser executado de setembro de 2017 a setembro de 2019, o Consórcio desenvolverá práticas abertas e inovadoras, numa era digital, direcionadas para a exploração de ferramentas TIC (REALIDADE VIRTUAL) para pessoas com Síndrome de Down, desenvolvendo materiais didáticos e ferramentas adaptadas, bem como ações que suportam o seu uso efetivo. Cerca de 20 pessoas com Síndrome de Down, seus formadores e representantes das empresas em cada país participante irão participar na validação dos resultados do projeto, criando um forte e direto impacto.

As ações de validação irão incluir experiências reais em empresas desenvolvidas ao longo de 4 a 5 dias para validar se as competências de trabalho foram desenvolvidas e para mostrar às empresas que as pessoas com Síndrome de Down podem oferecer um bom desempenho.
O Consórcio é formado por outras entidades que atuam no campo do apoio às pessoas com Síndrome de Down, como DRUŠTVO DOWNOV SINDROM SLOVENIJA, DDSS (Eslovénia), ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE PORTADORES DE TRISSOMIA 21, APPT21 (Portugal), ALDO-CET (Roménia). Também participam neste consorcio a STATUS EMPLOYMENT, uma organização não governamental com grande experiência em Emprego Apoiado, e IMAGINA RV, uma empresa privada especializada no desenvolvimento de conteúdos de formação em Realidade Virtual.

VIRTUAL DS é um projeto financiado pela Comissão Europeia no âmbito do programa ERASMUS + 2017.

Virtual DS1Virtual DS2